quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Radioamadorismo possui adeptos na era da internet em Juiz de Fora

Publicado em 05/10/2010 às 13:27 Por MGTV Panorama de Juiz de Fora

Eles procuram conversas simples com várias pessoas do Brasil e do mundo


Na era da internet e dos celulares, uma forma de comunicação antiga resiste ao tempo e atrai adeptos em todo país. Em Juiz de Fora o radioamadorismo possui apaixonados por uma maneira simples de conversar com várias pessoas do Brasil e do mundo.
Pelo radioamador, Hélio Gomes faz contato com todo o Brasil. É assim há mais de 30 anos. Ele até deixou um quarto da casa reservado apenas para exercitar o hobby, ao menos duas vezes por dia.
As conversas no radioamadorismo podem ser ouvidas por qualquer pessoa, basta que ela seja habilitada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e tenha um aparelho específico. Com este acesso universal temas polêmicos como religião, política e futebol são evitados.
O bate-papo é alegre e descontraído. Às vezes, três ou quatro pessoas entram na mesma frequência. Só que tudo é organizado para não haver confusão.
O radioamador Carlos Alberto Cipriano é adepto de outra modalidade do radioamadorismo: a telegrafia. Com uma máquina são enviados sinais em código morse. A resposta vem rápida e o que ele mais gosta é de conversar com radioamadores de outros países. Tem vários postais que foram enviados por contatos estrangeiros.
E mesmo em uma era em que a tecnologia toma espaço dos hábitos antigos, o radioamador não sai de moda: “Radioamadorismo é um hobby e o que a gente gosta não vai deixar de lado”, declarou Carlos Alberto.

Um comentário:

  1. Quem se lembra do Natalino PY4 DW meu mestre em eletrÔnica e radioamadorismo. Sérgio Asquenazi PY2 JH Campos do Jordão.
    sergio.asquenazi@bol.com.br

    ResponderExcluir