sábado, 14 de janeiro de 2012

NASA estuda projeto para comunicação interplanetária de alta velocidade



Utilizando transmissão por laser, agência espacial norte-americana planeja melhorar a qualidade da comunicação espacial.
A transmissão de imagens pelo espaço sofre muitos atrasos por utilizar ondas de radiofrequência. Em distâncias muito longas (entre planetas, principalmente), podem ocorrer delays e até mesmo falhas no sinal da transmissão, por isso a NASA está estudando formas de substituir a tecnologia de radiofrequência por transmissões a laser.
O Laser Communication Relay (ou LCR) permitiria uma transmissão de muito mais velocidade e qualidade no sinal. Estima-se que, com o novo padrão, a largura da banda garantiria até 100 vezes mais rapidez no envio de dados. Em termos práticos, a nova tecnologia possibilitaria a conexão em tempo real com outro planetas (como Marte e quaisquer outros que venham a ser explorados).
Os testes só poderão ser feitos em 2015, quando a NASA estiver com todos os satélites, transmissores e receptores em seus devidos lugares. Caso os experimentos mostrem bons resultados, será possível assistirmos a imagens em alta definição diretamente de Marte, por streaming, em tempo real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário