quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Estelionatário usa nome de delegado para fazer compras pela internet

Suspeito já foi preso outras vezes pelo mesmo crime
Do R7 MG | 12/09/2012 às 08h52
delegadoUm jovem de 23 anos foi preso em Juiz de Fora, na Zona da Mata, por usar o nome de um delegado aposentado para fazer compras pela internet. O caso só foi descoberto depois que a vítima começou a receber as cobranças pelas compras. Ramon Yamanai Melo dos Santos comprou três rádios de comunicação, no valor de R$ 6.000.
A polícia chegou até o suspeito com ajuda da delegacia de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, onde a vítima mora. Eles conseguiram o endereço para onde foram enviados os produtos, chegando assim ao suspeito.
Ramon já havia sido preso por estelionato outras vezes. Ele foi ouvido e liberado. Um inquérito será instaurado para investigar o caso.


sexta-feira, 7 de setembro de 2012

OVNI é avistado no interior de Minas Gerais

De acordo com uma notícia publicada pelo G1, um grupo de adolescentes de Três Pontas, interior de Minas Gerais, registrou em vídeo imagens de um objeto voador não identificado que continua a intrigar muita gente. Segundo a publicação, o Inmet — Instituto Nacional de Meteorologia — nega que o objeto seja um balão meteorológico, e o Inpe — Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais — também informou que não lança esses tipos de artefatos nessa região do país.

Ainda não identificado

Embora os especialistas que avaliaram as imagens acreditem que possa se tratar de um objeto não tripulado, o vídeo chamou bastante atenção dos estudiosos em ufologia. E, a pedido desses estudiosos, o material foi analisado por um perito policial, que descartou a possibilidade de se tratar de um helicóptero, avião ou aeromodelo, além de declarar que não acredita que o vídeo seja uma fraude. Conforme explicaram os ufólogos, caso as imagens sejam autênticas — já que na maioria dos casos os vídeos acabam sendo montagens —, se tratam das mais impressionantes que existem. O vídeo foi feito por quatro jovens que brincavam no quintal de uma casa do bairro Filadélfia, localizado no município de Três Pontas, em Minas Gerais, no dia 26 de agosto por volta das 17 horas. Fonte: G1

Moradores que vivem próximo a antenas de telefonia móvel em BH e Nova Lima denunciam torres clandestinas por temer possíveis riscos causados pela radiação eletromagnética

Tiago de Holanda

Publicação: 07/09/2012 07:56 Atualização:
Presidente da Associação dos Amigos do Bairro Belvedere, Ubirajara Glória: 'Só somos avisados quando a antena está pronta' (Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Presidente da Associação dos Amigos do Bairro Belvedere, Ubirajara Glória: "Só somos avisados quando a antena está pronta"
O problema com as antenas de telefonia celular móvel – estações de rádio base (ERBs), que envolve muita discussão em Belo Horizonte, onde há 280 delas irregulares, 26% do total em funcionamento (1.079) – rompe os limites do município. Moradores de Nova Lima, na região metropolitana da capital, denunciaram e a prefeitura da cidade vizinha embargou a instalação de um desses equipamentos. “É algo raro, uma vitória”, classifica a promotora do Ministério Público Estadual (MP) Josely Ramos Pontes, que pede, na Justiça, a retirada imediata das antenas clandestinas em funcionamento na capital mineira, onde há cerca de 840 delas, segundo estimativas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Preocupados com os supostos prejuízos à saúde causados pela radiação eletromagnética dos equipamentos, moradores de BH lutam para expulsar os indesejáveis vizinhos.

Saiba mais...
Ministério Público Estadual exige retirada ou regularização de antenas de celular em BH Câmara Municipal pede regularização de antenas de telefonia em Belo Horizonte
Em Nova Lima, a antena estava sendo erguida em um lote do Condomínio Vila do Conde, no Bairro do Conde, e seria posta a serviço da operadora Claro. Na semana passada, a proprietária do terreno vizinho, a dentista Virgínia Melgaço Silveira, de 28 anos, acionou a prefeitura, que constatou que a obra não tinha alvará para construção nem licença ambiental, requisitos fixados nos Códigos de Posturas e Obras do município. Os condôminos contrataram uma advogada, que ontem interpôs ação judicial na Vara Cível da comarca local para impedir que a obra prossiga e para que seja demolido o que já foi construído. “O pessoal está indignado com a situação. A antena (que seria instalada na torre) desvaloriza minha propriedade, bem como o condomínio. Visualmente, é algo feio. Além disso, é cancerígeno”, queixa-se Virgínia. A ação interposta na Justiça de Nova Lima também alega que a radiação emitida pela antenas podem acarretar danos à saúde. “Há estudos no sentido de que elas aumentam a incidência de câncer nas pessoas que vivem ao redor”, reforça a advogada Mariana Capanema.

Na tentativa de ganhar o apoio dos condôminos, a Claro lhes entregou uma cartilha em que contesta essa controversa tese. “Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), nenhum efeito à saúde humana causado pelo sinal emitido pelas antenas de telecomunicações foi verificado”, afirma a cartilha. A explicação não convenceu os moradores. “O texto tenta ludibriar as pessoas. Já é de praxe essas operadoras de telefonia instalarem antenas sem as devidas licenças, sem se preocuparem com o bem-estar ou a opinião de quem mora em volta”, critica Mariana.

O posicionamento da Claro é compartilhado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que regulamenta as normas técnicas de estações rádio base (ERB), nas quais são instaladas uma ou mais antenas de telefonia celular. A Anatel argumenta que “as evidências não indicam” que ondas eletromagnéticas provenientes de ERBs “causem doenças específicas, como leucemia e outros canceres, efeitos adversos na reprodução ou problemas comuns, como dor de cabeça, fadiga e insônia”, afirma um texto publicado no site da estatal (www.anatel.gov.br). Apesar disso, a agência menciona que, em 2011, a OMS classificou o uso do celular como “possivelmente cancerígeno”. A estatal admite que “não é possível afirmar que o uso intenso do telefone celular não cause câncer” e “mais estudos devem ser realizados”.

Pesquisa Uma pesquisa desenvolvida pela engenheira sanitária Adilza Condessa Dode, defendida em 2010 em sua tese de doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sugeriu uma relação entre óbitos causadas por câncer e os geradores de sinais de telefones móveis na capital mineira. As principais vítimas seriam moradores de áreas localizadas num raio distante até 500 metros das antenas. A pesquisadora reconhece limitações do estudo, como o fato de não ter controlado os hábitos de quem morava perto das antenas. “Mas não temos dúvida de que a radiação eletromagnética causa câncer. Vamos esperar as pessoas morrerem para restringirmos esse tipo de tecnologia?”, questiona Adilza.